O Partido Novo em Pernambuco realizou, no Recife, o Encontro Estadual da sigla, reunindo cerca de mil pessoas, entre filiados, apoiadores, empresários, lideranças políticas e pré-candidatos. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema, e marcou um momento estratégico de articulação política do partido no estado, com foco nas eleições de 2026.
Realizado no auditório do Empresarial MV, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana, o encontro teve como objetivo fortalecer a presença do Novo no estado, discutir o cenário político nacional e alinhar estratégias para ampliar o protagonismo da legenda em Pernambuco.
Além de Romeu Zema, participaram do evento o presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, o senador Eduardo Girão (CE), o presidente estadual da sigla, Tecio Teles, e os vereadores do Recife Eduardo Moura e Felipe Alecrim. Durante os painéis e discursos, os dirigentes destacaram o crescimento do partido no estado e a intenção de ampliar a representação política nas próximas eleições.
Zema destaca atuação do Novo e crescimento no estado
Em seu discurso, Romeu Zema ressaltou o avanço do Partido Novo em Pernambuco e reafirmou apoio à atuação da legenda no estado. “Estou aqui no estado mais uma vez, minha primeira visita deste ano, para reafirmar meu total apoio ao Partido Novo em Pernambuco. O Novo estará lançando candidatos a deputado estadual, federal e, dependendo das decisões que tomarmos, talvez até a outras posições. Fico muito satisfeito e feliz em ver o avanço do partido aqui”, afirmou.
O governador mineiro também destacou o modelo de atuação do Novo no Legislativo, mesmo com bancadas menores. “Mesmo com um número reduzido de parlamentares, o Novo atua de forma extremamente eficaz: questiona, fiscaliza e faz muito mais diferença do que partidos com bancadas maiores. Isso também se repete no cenário nacional. Nós priorizamos a qualidade, a ação e a competência — e não a quantidade, que para muitos partidos serve apenas para garantir acesso ao fundo partidário e ao fundo eleitoral”, completou.
Expectativa eleitoral e repercussão local
Durante o encontro, o vereador Eduardo Moura, líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, comentou a repercussão da visita de Romeu Zema ao estado e o cenário eleitoral que se desenha. Questionado sobre a possibilidade de disputar o Governo de Pernambuco, o parlamentar afirmou que encara o momento com expectativa e destacou a recepção positiva ao governador.
“A recepção a ele não poderia ser diferente, para mim, é o melhor governador do Brasil. Estou há apenas um ano na política. Entrei na vida pública com o compromisso de fiscalizar e fazer o que é certo, mesmo assumindo riscos. A resposta espontânea da população nas ruas foi algo que eu realmente não imaginava”, declarou.
Eduardo Moura também citou números de pesquisas recentes. “A última pesquisa me colocou com 8%, e existem levantamentos internos que apontam números ainda maiores. Sempre deixo claro que coloco Deus em primeiro lugar, depois a vontade das pessoas e, por fim, a decisão do partido”, afirmou.
Novo projeta consolidação em 2026
O presidente estadual do Partido Novo, Tecio Teles, reforçou que o projeto da legenda em Pernambuco é se consolidar como uma das principais forças da direita no estado, com uma atuação liberal na economia e foco em propostas concretas para a população.
Segundo ele, o encontro simboliza o início de uma agenda mais intensa de mobilização para o próximo ciclo eleitoral. “Hoje apresentamos nosso pré-candidato à Presidência, Romeu Zema. No momento oportuno, vamos definir se teremos ou não candidatura ao Governo de Pernambuco, mas estamos certos de que vamos eleger deputados federais e estaduais no estado”, concluiu.
O Encontro Estadual do Novo reforça o movimento de organização interna do partido em Pernambuco e sinaliza a intenção da sigla de ampliar sua presença política no estado, mirando as disputas de 2026 em diferentes esferas.













