Raquel Lyra promete câmeras corporais para policiais militares de Pernambuco em até seis meses
Governadora anunciou medida durante entrega de novos armamentos à PM
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), afirmou nesta segunda-feira (8) que policiais militares do estado passarão a utilizar câmeras corporais em até seis meses. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na cerimônia de entrega de novos equipamentos para a Polícia Militar, dentro do programa Juntos pela Segurança.
Segundo a chefe do Executivo estadual, 1.300 câmeras já foram adquiridas pelo governo federal e serão repassadas aos estados nesse período. Parte delas será destinada ao efetivo pernambucano.
Atualmente, segundo Lyra, os policiais da cidade de Paulista já utilizam os dispositivos. A governadora destacou ainda que a polícia pernambucana é considerada a segunda menos letal do Brasil.
“É claro que existe a possibilidade de um policial, entrando em confronto, ter alguma vítima fatal. Mas a nossa polícia é treinada e consegue ter isso, tem números para utilizar de todos os meios necessários para garantir a segurança. Isso está mostrado nos números como a segunda polícia menos letal do Brasil”, afirmou.
Investimento em armamentos e tecnologia
Na solenidade, realizada no Recife, a gestão estadual entregou dois caminhões carregados com armamentos. A corporação recebeu cerca de 5.900 pistolas Glock, marca reconhecida pela confiabilidade, simplicidade e durabilidade. O investimento foi de R$ 15 milhões.
Além disso, foram entregues 18 drones, quase 6 mil algemas, 217 tablets e um veículo especial para o transporte de cães que será utilizado pelo grupamento K9 da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
Antes desta entrega, o governo já havia disponibilizado quase 4 mil armas Beretta para a corporação, atualmente considerada a segunda maior fabricante mundial de pistolas.
“Ela [a arma] garante ao policial a certeza de que, se precisar utilizá-la, vai ter a melhor arma à sua disposição, permitindo também que ele possa voltar para casa com segurança. É essa nossa meta. É o que a gente diz para todo policial: ‘vá para a rua, garanta o bem da sociedade, mas volte para casa com segurança’. Mas ele não podia fazer isso sem uma arma adequada”, declarou Raquel Lyra.
Reforço no efetivo e novas metas
A governadora também destacou que os investimentos estão sendo feitos de acordo com o planejamento de ampliação do quadro da segurança pública. Segundo ela, todos os novos policiais contratados receberão armamentos modernos.
“Serão 7 mil novos policiais. Nós já colocamos 2.300 policiais e 280 bombeiros militares. Ao final do ano, serão oficiais de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil que ingressaram nos nossos quadros e todos eles receberão arma nova”, afirmou.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, adiantou que novos lotes de armamentos chegarão ao estado nos próximos meses, reforçando o arsenal da corporação. A meta é que a PMPE disponha, ao todo, de 14 mil pistolas Glock e 4 mil Berettas.
Já o comandante-geral da PM, coronel Ivanildo Torres, ressaltou a importância dos equipamentos para a atuação da tropa. Segundo ele, o uso de pistolas de alta confiabilidade e precisão contribui para ampliar a eficácia das operações em diferentes cenários.
Com as medidas anunciadas, o governo estadual pretende modernizar a estrutura da polícia, reduzir riscos de confrontos e aumentar a transparência nas ações policiais em Pernambuco.