Tecnologia reforça segurança e permite atuação rápida das forças policiais
O Sítio Histórico de Olinda ganhou um importante reforço na segurança: a partir de agora, a região passa a ser monitorada por 45 câmeras de vigilância, funcionando 24 horas por dia. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana, o Grupo Preserve Liserve e a empresa Lideri Telecom.
O monitoramento tem como objetivo coibir crimes e garantir mais segurança para moradores, turistas e comerciantes da área, que é um dos principais cartões-postais de Pernambuco e Patrimônio Histórico da Humanidade. As imagens captadas serão utilizadas pela Guarda Civil Municipal e compartilhadas com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), em parceria com as Polícias Civil e Militar.
Pontos de monitoramento
As câmeras foram estrategicamente posicionadas em locais de grande circulação e importância histórica. Entre os pontos monitorados estão:
- Avenida Liberdade com 27 de Janeiro (Casbah)
- Quatro Cantos (Bar do Pereira)
- Sítio de Seu Reis (Policlínica Barros Barreto)
- Rua do Bonfim (Escola Duarte Coelho)
- Rua de São Bento
- Estrada do Bonsucesso (Em frente à sede do Homem da Meia-Noite)
- Praça Monsenhor Fabrício (Em frente à Prefeitura)
- Ladeira da Misericórdia
- Largo do Amparo
- Praça Laura Nigro
- Praça do Carmo
- Rua Bispo Coutinho (Acesso ao Alto da Sé)
- Alto da Sé
- Rua da Boa Hora
- Avenida Dr. Joaquim Nabuco (Defronte o Bar Barrio)
Além das câmeras, a segurança do local será reforçada com duas viaturas da Guarda Municipal e duas da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), garantindo patrulhamento contínuo.
Atuação mais rápida e eficaz
De acordo com o coronel Pereira Neto, secretário de Segurança Cidadã de Olinda, o monitoramento permitirá uma atuação mais ágil das forças de segurança.
“Com a manutenção dessas câmeras, vamos continuar com o serviço de monitoramento em tempo real, com as câmeras que estão instaladas desde as prévias de Carnaval. Estaremos de olho em possíveis delitos e serão feitas as intervenções necessárias. É uma atuação eficaz e ágil para a segurança do Sítio Histórico”, explicou o secretário.
O sistema de câmeras foi inicialmente instalado como medida de segurança para o Carnaval de 2024 e, diante dos bons resultados, foi mantido de forma permanente. A expectativa é que o monitoramento contribua para reduzir os índices de criminalidade na região.
Segurança para moradores e turistas
O Sítio Histórico de Olinda recebe milhares de visitantes todos os anos, atraídos por sua arquitetura colonial, suas ladeiras icônicas e eventos culturais, como o Carnaval e o Festival MIMO de Música. A instalação do sistema de vigilância é um passo fundamental para garantir mais tranquilidade tanto para os moradores quanto para os turistas que visitam a cidade.
Além do patrulhamento contínuo, o monitoramento permitirá um tempo de resposta mais rápido em caso de incidentes, facilitando a identificação de suspeitos e a adoção de medidas preventivas.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Olinda com a segurança pública e a preservação de um dos destinos turísticos mais importantes do país.